quarta-feira, 27 de maio de 2009

Fique de olho e participe das seguintes atividades:




03 e 04 de junho – 02 (Dois) dias de GREVE;

03 de junho - Assembleia Geral da Rede às 08 horas
e Ato Unificado com os demais Servidores;

04 de junho - Manifestação na Secretaria Municipal de Educação.

"UMEI SÃO GABRIEL, UNIDOS SOMOS MUITO MAIS!"
PARTICIPE!!!

Animais que conhecemos

Sempre que o ano inicia, ficamos com a dúvida sobre qual projeto trabalhamos. Entre seguir um tema sugerido pelas crianças ou trazer outro que selecionamos e julgamos interessante, acabamos retomando o trabalho do ano anterior, especialmente se estamos acompanhando o ciclo. Foi isso que o aconteceu na sala 2: as crianças se mostraram interessadas nos bichos, a conversa era sobre cachorro, cavalo, apareceu um barata intrusa na sala e iniciamos um projeto sobre animais.

Os momentos têm sido muito ricos e interessantes, com muita música e exploração de gravuras, fotos, imitações, dramatizações, histórias contada na roda e lidas, "hora da surpresa" e brincadeiras dirigidas. Nas rodas de conversa, falamos sobre os hábitos do animal, sobre sua comida, adotamos mascotes, sempre colocando fotos no mural "Animais que conhecemos" e amostras de seus hábitos e de sua comida. Fizemos até uma eleição bem democrática para escolher o nome da turma em que ganhou "A turma dos Sapinhos".

Dentre os momentos mais esperados está o dia da visita do animal estudado. Planejamos a visita com antecedência e avisamos a turma na chegada que teremos surpresa naquele dia. Na hora em que mostramos a surpresa, fazemos os combinados de como devemos tratar o animal. É um momento de muita expectativa e emoção das crianças em que percebemos o quanto o contato físico, o toque delicado e o cuidado são importantes para as elas. Tem sido também uma oportunidade rica de interação entre as salas de 1 e 2 anos.
Nosso projeto tem crescido em conteúdo e objetivos à medida que estamos desenvolvendo as atividades. Ainda temos muito o que fazer. No começo planejávamos sem estabelecer os objetivos, agora já temos mais clareza disso e estamos delimitando o tempo e os objetivos específicos a serem alcançados. Depois escrevo alguns deles aqui. Por agora é só.

Um abraço a todas.

Lucilene

Professoras: Adriana Mª, Lucilene Ribeiro, Luciana Paula, Maria, Luciana Mª (s.1) Cláudia(s.1)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Hora da Mistura!!!

As crianças aprendem coisas novas com o contato com os adultos e com as crianças da mesma idade e de idades diferentes. Hoje, 21/05, misturamos a meninada da turma de 5 anos com a de 2 anos para uma roda de música.

Esta "hora da mistura" começou com um encontro casual no banheiro durante o banho de crianças da sala de dois anos e a hora da troca de fralda de uma criança de 5 anos cadeirante. Neste momento de muita conversa, a professora Thaís convidou a criança Ana Carolina para visitar a sala dos sapinhos (2 anos) a qualquer hora destas. No outro dia o convite foi formalizado, pois a Ana Carolina cobrou o encontro.

Foi um momento muito especial, pois as crianças e professoras escolheram as músicas a serem cantadas e aprenderam novas versões de canções antigas. Passamos de músicas cantadas em roda para músicas com expressão corporal.

Ficou o gostinho de quero mais...

Professoras Responsáveis: Sabrina, Thaís, Cíntia e Denise

sexta-feira, 15 de maio de 2009

De pequeno se vai longe

Hoje, 15 de maio, na turma da mamadeira (crianças de 5 meses a 1 ano) vivemos experiências interessantes no horário intermediário. Exploramos sons e texturas! Pena que muitas crianças faltaram ou foram embora mais cedo.

Primeiro descobrimos o barulho que as barras de ferro da porta fazem quando batemos com as unhas nelas. Dependendo do lugar o som é diferente. As crianças ficavam olhando atentas! Depois foi a vez da porta de ferro. A Natália descobriu que ao empurrá-la o som era outro. O Carlos percebeu que ao bater com a unha na porta, não fazia o mesmo som das barras. Aí a "bandinha" de unhas, portas arrastadas e palmas no chão já começou a tocar. A Maysa queria dançar. O Andrey, que brincava um pouco afastado, começou a sorrir e bater palminha.

Foi a vez, então, de explorar o barulho do chão. A professora batia a mão no chão em ritmos diferentes. As crianças olhavam, o Carlos e a Maysa imitavam. Às vezes era melhor dançar no ritmo: ao acelerar as batidas, os corpos assentados se moviam mais rápidos.

Fomos brincar na entrada da escola, pois era hora de limpar o espaço das crianças. Descobrimos, então, um tapete de textura diferente. Meio duro, áspero. As crianças ficaram um tempão passando a mão nele.

São com estas coisas pequenas que aprendemos. Aos poucos estamos descobrindo o mundo todo à nossa volta.

Professoras: Thaís, Sandra e Luciana Maria

domingo, 10 de maio de 2009

Os reis e rainhas da sala 02


Professoras responsáveis: Sabrina e Thaís

Período: de março a julho de 2009

Justificativa

A UMEI São Gabriel tem como proposta institucional o trabalho de identidade cultural, enfatizando a cultura popular brasileira. Em 2009, o turno da manhã construiu a proposta de trabalho “A família no ambiente escolar: contribuições à aprendizagem e o resgate da identidade de cada criança”. Para desenvolver este projeto foi necessário adaptá-lo à realidade e idade das crianças da sala 02, montando o projeto “Os Reis e Rainhas da Sala 02”. As crianças desta turma tem entre 02 e 03 anos.


Este projeto trabalha a identidade de cada criança, assim como a identidade coletiva da turma. Pretendemos descobrir um pouco da cultura familiar e valorizar as diversas vivências e culturas, não apenas das crianças, mas também de outros países. Assim poderemos compreender melhor um pouco da diversidade étnico-racial existente no nosso país.


Objetivo Geral:

  • Conhecer e explorar a identidade individual das crianças e seu vínculo familiar, percebendo-as como sujeitos construtores da história brasileira cotidianamente;

Objetivos específicos:

  • Conhecer as diferentes configurações familiares;
  • Introduzir a discussão de diversidade étnico-racial;
  • Desenvolver a linguagem verbal;
  • Fortalecer o vínculo família-escola;
  • Reconhecer a grafia do nome.

Desenvolvimento:

Durante 02 dias da semana (segunda e quarta), iremos coroar o rei/rainha da sala 02. Durante o seu reinado, a criança usará um manto real e uma coroa; as atividades do dia serão escolhidas de acordo com as preferências expressas pela criança e pela família do/a rei/rainha. Para isto enviaremos um questionário para casa solicitando informações e objetos da criança para explorar com a turma.


Montaremos um painel de um castelo com fotos e informações de cada criança, e, na torre mais alta, teremos a foto da sala 02, com as preferências da turma.


As atividades serão diferenciadas a cada “reinado”, objetivando a exploração das diversas áreas de conhecimentos expressas no projeto político pedagógico da UMEI. Algumas sugestões de atividades:


Convidar a família para contar uma história para a turma;

Roda de música com a presença de pessoas da família do rei/rainha;

Culinária favorita da criança, com receita enviada pela família;

DVD, brinquedos e brincadeiras preferidos pela criança.

Concomitantemente, contaremos histórias com a temática de reis e rainhas de vários lugares do mundo: contos de fadas, Chico-Rei, fábulas. Faremos trabalhos que explorem o nome da criança e seu reconhecimento.


Montaremos ao final do projeto um livro para a sala com informações coletadas das crianças durante o processo. Haverá também um álbum individual para a família.


Material Necessário:

  • Manto e coroa real;
  • Ingredientes para as receitas;
  • Papéis, cola, durex, canetas;
  • Cópias do questionário;
  • Foto das crianças e das famílias;
  • Livros diversos;
  • CDs e DVDs diversos.

Avaliação:

A avaliação será no decorrer do projeto, observando o envolvimento das crianças durante o projeto e a participação da família. O planejamento pode sofrer alterações de acordo com a participação das crianças e de novas propostas de trabalho.