03 e 04 de junho – 02 (Dois) dias de GREVE;
03 de junho - Assembleia Geral da Rede às 08 horas
e Ato Unificado com os demais Servidores;
04 de junho - Manifestação na Secretaria Municipal de Educação.
Os momentos têm sido muito ricos e interessantes, com muita música e exploração de gravuras, fotos, imitações, dramatizações, histórias contada na roda e lidas, "hora da surpresa" e brincadeiras dirigidas. Nas rodas de conversa, falamos sobre os hábitos do animal, sobre sua comida, adotamos mascotes, sempre colocando fotos no mural "Animais que conhecemos" e amostras de seus hábitos e de sua comida. Fizemos até uma eleição bem democrática para escolher o nome da turma em que ganhou "A turma dos Sapinhos".
Professoras responsáveis: Sabrina e Thaís
Período: de março a julho de 2009
Justificativa
A UMEI São Gabriel tem como proposta institucional o trabalho de identidade cultural, enfatizando a cultura popular brasileira. Em 2009, o turno da manhã construiu a proposta de trabalho “A família no ambiente escolar: contribuições à aprendizagem e o resgate da identidade de cada criança”. Para desenvolver este projeto foi necessário adaptá-lo à realidade e idade das crianças da sala 02, montando o projeto “Os Reis e Rainhas da Sala
Este projeto trabalha a identidade de cada criança, assim como a identidade coletiva da turma. Pretendemos descobrir um pouco da cultura familiar e valorizar as diversas vivências e culturas, não apenas das crianças, mas também de outros países. Assim poderemos compreender melhor um pouco da diversidade étnico-racial existente no nosso país.
Objetivo Geral:
Objetivos específicos:
Desenvolvimento:
Durante 02 dias da semana (segunda e quarta), iremos coroar o rei/rainha da sala 02. Durante o seu reinado, a criança usará um manto real e uma coroa; as atividades do dia serão escolhidas de acordo com as preferências expressas pela criança e pela família do/a rei/rainha. Para isto enviaremos um questionário para casa solicitando informações e objetos da criança para explorar com a turma.
Montaremos um painel de um castelo com fotos e informações de cada criança, e, na torre mais alta, teremos a foto da sala 02, com as preferências da turma.
As atividades serão diferenciadas a cada “reinado”, objetivando a exploração das diversas áreas de conhecimentos expressas no projeto político pedagógico da UMEI. Algumas sugestões de atividades:
Convidar a família para contar uma história para a turma;
Roda de música com a presença de pessoas da família do rei/rainha;
Culinária favorita da criança, com receita enviada pela família;
DVD, brinquedos e brincadeiras preferidos pela criança.
Concomitantemente, contaremos histórias com a temática de reis e rainhas de vários lugares do mundo: contos de fadas, Chico-Rei, fábulas. Faremos trabalhos que explorem o nome da criança e seu reconhecimento.
Montaremos ao final do projeto um livro para a sala com informações coletadas das crianças durante o processo. Haverá também um álbum individual para a família.
Material Necessário:
Avaliação:
A avaliação será no decorrer do projeto, observando o envolvimento das crianças durante o projeto e a participação da família. O planejamento pode sofrer alterações de acordo com a participação das crianças e de novas propostas de trabalho.