quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Explorando o mundo com a turma da mamadeira

A turma da mamadeira explora o mundo de diversas formas. Dessa vez experimentamos a sensação e textura de balões. Dispusemos para as criançãs balões cheios de ar, de água, de farinha e de papel.

Foi muito legal! Eles brincaram de diversas formas...


alguns provaram o sabor dos balões....
Outros esconderam debaixo da blusa....


Enfim, pudemos perceber a diferença de cada tipo de balão e 'recheio'. É uma maneira divertida de conhecer o mundo!
Turma da mamadeira (0 a 1 ano) e Professoras Cristiane N. e Thaís

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Como e por que dar limites às crianças - Parte II

Fragmentos do livro "Como e por que dar limites às crianças", de autoria de Camila Caldeira Cruz e Fabiana Lopes da Silva, sob a orientação da Zélia Araújo Coelho (UFMG, 2006).

SEJA FIRME COM A CRIANÇA QUANDO ELA DESOBEDECER

Seja firme com a criança, dê uma ordem de forma clara e de acordo com o entendimento dela. Caso a criança continue a desobedecer, não brigue e nem fique bravo. Tire algo que seu filho goste, dando-lhe um castigo como consequência.

EXEMPLO: Está na hora de dormir e a criança desobedece não querendo desligar a televisão.

DICA: Desligue a TV e peça a criança que vá para o quarto, com um tom firme de voz, converse sobre o que ela está fazendo. Se ela continuar desobedecendo, explique que, se não atender, ela não poderá assistir televisão ou seu programa favorito, no dia seguinte.

ATENÇÃO: Se der uma ordem cumpra-a, pois senão a criança continuará desobediente. Como no exemplo citado acima, se você teve que chegar ao ponto proibir seu filho de assistir no dia seguinte, por mais que ele se comporte bem no dia seguinte, cumpra sua ordem não deixando seu filho assistir TV.

POR QUE NÃO BATER

Bater é diferente de colocar limite e não resolve os problemas. Bater significa que a força bruta é mais importante que a conversa. Confunde a imagem de proteção e carinho que as crianças possuem dos pais.

EXEMPLO: A criança joga o prato de comida no chão porque não quer mais comer. Sua mãe fica nervosa e bate na criança.

DICA: Verifique a saúde de seu filho e caso ele não tenha problemas (de alimentação), saiba que é comum as crianças pequenas comerem menos que os adultos. Por isso não bata na criança, converse sobre a importância da comida, por que ela não pode ser jogada no chão, e ensine a ela a dizer quando não quiser mais.

Pintando o 7 na turma da mamadeira

A turma da mamadeira, pela idade, coloca tudo na boca, então o desafio é maior quando se trata de pintura.


É uma turma de berçário e muitas crianças acabaram de completar 1 aninho, por isso a farra está garantida quando as professoras tiram a roupa das crianças e propõem pintar ou marcar a cartolina.


Dessa vez optamos por pintar com café. Café de verdade, daquele que fica nas garrafas da sala dos/as professores/as. Pintamos com café frio e morno molhado no algodão.


Vejam que delícia! Em todos os sentidos:







Muitos experimentaram o gostinho do café. Sempre pintamos com algo que, se for ingerido não ofereça risco à criança.

Abraços da turma da mamadeira e das professoras Cristiane Nunes e Thaís.

domingo, 18 de outubro de 2009

Como e por que dar limites às crianças

Iniciaremos a publicação de fragmentos do livro "Como e por que dar limites às crianças", de autoria de Camila Caldeira Cruz e Fabiana Lopes da Silva, sob a orientação da Zélia Araújo Coelho (UFMG, 2006).

Espero que todos aproveitem as dicas!

Professoras da UMEI São Gabriel

O QUE É LIMITE?

Limite é fazer com que a criança entenda o que pode e o que não pode fazer, ou seja, que nem tudo que se quer, pode-se ter. É importante que a criança aprenda isso desde pequena para que no futuro ela consiga resolver suas dificuldades Os pais precisam saber que as crianças têm necessidade de limites.

EXEMPLO 1: A Criança grita, chora, se joga no chão, fazendo birra quando outra criança pega seu brinquedo.

DICA: Acriança de O a 3 anos ainda não divide seu brinquedo com outras crianças. Ao invés de brigar ou tomar o brinquedo, converse e mostre ao seu filho como as duas crianças podem brincar juntas (brinque também). Se continuar a birra tente mudar a brincadeira.

EXEMPLO 2: Acriança pequena mexe na TV ou no som sem que os pais deixem.

DICA: Se a criança não tem idade para mexer na televisão ou no som coloque as regras da casa, ou seja, explique que ela ainda é pequena para ligar e mexer nestes aparelhos, e que só os pais podem fazer isto.

AUTORIDADE COM RESPEITO

Ao colocar limites, o pai pode usar sua autoridade sem abrir mão do carinho. Às vezes alguns pais confundem autoridade com poder ou imposição do que se deseja.

EXEMPLO: Mãe sem autoridade grita com o filho: Você é burro, vou ter que fazer isso para você de novo!

DICA: Crianças não sabem mostrar suas dificuldades e muitas vezes agem de maneira errada por não saberem explicar o que estão sentindo. Por isso a mãe deve ajudar seu filho a falar sobre suas dificuldades, exemplo: você não consegue fazer, quer ajuda? Estou aqui para te ajudar.

domingo, 4 de outubro de 2009

Nas eleições do sindicato a Educação Infantil é CHAPA 3 - TRAVESSIA

Nós, professoras/es da educação infantil, construímos uma chapa junto com outros/as trabalhadores/as em educação para disputar as eleições sindicais mês que vêm.

Construímos, participamos e votamos no Travessia, chapa 3, porque é a corrente que garantiu na atual direção do sindicato a presença de representantes desta etapa da educação básica. Com isto conquistamos importantes direitos como um calendário de 200 dias letivos, a vice-direção das UMEIs, a garantia de acumulação de cargos para os/as educadores/as, curso de pós-graduação na UFMG, o vale-refeição para educadores/as, aumento salarial significativo (infelizmente ainda não foi a unificação da carreira).

Nós conhecemos e acreditamos no trabalho do Travessia, chapa que possui acúmulo na discussão pedagógica da rede, memória coletiva das lutas e conquistas da categoria e vem, no decorrer dos anos, apostando no protagonismo pedagógico da rede. Esta corrente garantiu cursos de formação, cartilhas e revistas que refletem o trabalho nas e das escolas.

É uma chapa que garante a presença também de representantes de todos os segmentos da categoria e de todas as regionais. Nela estão presentes pessoas antigas na rede, que lutam há muitos anos pela política educacional e valorização dos/as trabalhadores, e também pessoas novatas, que já entraram enfrentando com coragem as determinações autoritárias do governo.

A chapa tem as atuais diretoras do sindicato que nos representa, dois dos conselheiros que representa nosso segmento no Conselho Municipal de Educação, colegas que atuam há mais de 20 anos na Educação Infantil do município, além de contar com Professores do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ciclos) e do Ensino Médio, diretores de escola e vice-diretora de UMEI; Auxiliares de Biblioteca, Secretaria e de Escola; Colegas em Readaptação Funcional e todas as gerações dessa categoria.

Conheça um pouco mais do travessia no nosso site http://www.redetravessia.com.br/ e filie-se para votar na chapa que melhor nos representa!

Atenciosamente,
As/os representantes do nosso segmento na chapa do Travessia:

Gislane da UMEI Alaíde Lisboa e diretora do Sind-REDE; Cristiane e Thaís da UMEI São Gabriel e diretoras do Sind- REDE; Éden da UMEI Mariquinhas e do CME; Cleonice da UMEI Mariquinhas; Cristina Borges da UMEI Ouro Minas; Lili do Maria Sales; Luciene da UMEI Alaíde Lisboa; Antonieta da UMEI Carlos Prates (Asmare), do CME, do Conselho de Alimentação Escolar, Vice-diretora de UMEI; Maura da UMEI Juliana e UMEI Heliópolis, Inácia da UMEI Santa Rita, André da UMEI Granja de Freitas e Stefânia do Chirstovam Colombo.
somos chapa 3 - travessia!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PROJETO PRIMAVERA SETEMBRO 2009


"Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma." Autor: ( Jaak Bosmans )

1ª ETAPA: EXPOSIÇÃO DAS PLANTAS E AMIGO VERDE ENTRE OS ALUNOS E ENTRE AS PROFESSORAS .




2ª ETAPA: POMAR DA UMEI SÃO GABRIEL
EM HOMENAGEM AO DIA DA ÁRVORE

PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS POR CADA TURMA COM A COLABORAÇÃO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO DA PBH E A EQUIPE DO VEREADOR REINALDO PRETO


"Eu sou eu e o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo."Autor: ( José Ortega Y Gasset )

3ª ETAPA: MARCHA DA PRIMAVERA (CULMINÂNCIA DO PROJETO)
TEMAS: ÁGUA, AR, CORES, PÁSSAROS E INSETOS, ANIMAIS E PLANTAS



AGRADECIMENTOS
AGRADECEMOS A TODA A COMUNIDADE DO BAIRRO SÃO GABRIEL E AOS PAIS DE ALUNOS, A TODAS AS PROFESSORAS DA UMEI QUE SE EMPENHARAM NESTE LINDO PROJETO. A DIRETORA IRINÉA E A NOSSA QUERIDA VICE DIRETORA MAGDA CRISTINA POR TODO APOIO E ACREDITAR NO NOSSO TRABALHO.AGRADECEMOS TAMBÉM AO VEREADOR REINALDO 'Preto do Sacolão' (PMDB) E SUA EQUIPE, ESPECIALMENTE AO MARCELO E ADRIANO, POR TODA A COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ETAPAS DO PROJETO.
NOSSO MUITO OBRIGADO!!!
LUCIANA Mª