sábado, 30 de junho de 2012

ARRAIÁ UMEI SÃO GABRIEL

NÃO PERCAM!!!
NESTE SÁBADO DIA 7 DE JULHO NOSSO ARRAIÁ UMEI SÃO GABRIEL
APARTIR DAS 08:00
COM MUITA ANIMAÇÃO E ALEGRIA.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O que vamos comer hoje?

A Turma dos Backyardigans está experimentando novos sabores na escola. Ainda no primeiro semestre experimentamos uma carambola que fez o maior sucesso entre as crianças. Começamos com pedaços pequenos, mas no final até as sementes tiveram que ser entregues às crianças.












Esta semana experimentamos um abacaxi. A maioria das crianças adorou e quis repetir várias vezes.















Mas nem todas... E não adianta insistir!




Outra fruta foi o Maracujá. Esta rendeu muita careta, poucos pediram mais, mas só uma criança não gostou.






É importante que as crianças pequenas tenham contato com vários sabores para desenvolver e ampliar o paladar desde cedo. Uma alimentação colorida e variada é essencial para que as crianças cresçam saudáveis. É comum, também, que algumas prefiram sabores mais doces, outras mais amargos ou azedinhos. Com estas experiências permitimos que as crianças conheçam novos sabores e continuem construindo, pela seleção dos sabores, os alimentos que elas preferem.

Semana que vêm experimentaremos outras frutas. Será que teremos mais caretas?

Professoras: Thaís e Suzana

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Turma dos Backyardigans: o mundo inteiro no nosso quintal

As crianças de 0 a 1 ano entraram na UMEI com pique total para descobrir tudo a sua volta. Algumas crianças olhavam tudo atentas, outras arrastavam como conseguiam e outras engatinhavam. Com o passar dos meses, o espaço antes grande, tornou-se pequeno. É só abrir a porta para várias crianças tentarem fugir.

Com o objetivo de aproximar um pouco mais nosso cotidiano às famílias e permitir que mesmo de longe elas acompanhem alguns acontecimentos da turma, postamos abaixo algumas fotos do projeto "Turma dos Backyardigans: descobrindo o mundo".

Uma atividade realizada ainda em fevereiro foi a exploração do durex colorido. As crianças pequenas ficam encantadas quando conseguem passar objetos de uma mão para a outra. Quando já estão com esta habilidade desenvolvida, criamos uma dificuldade a mais: o durex gruda e é preciso modificar a estratégia usada para conseguir mudar o local em que ele está pregado. Algumas crianças gostam da brincadeira nova, outras reagem com impaciência. Com o durex também nomeamos partes do corpo, como cabeça, braços e mãos.


O Luís Guilherme na hora da janta ainda estava com o durex na testa. Entre uma colherada e outra ele conseguiu desgrudá-lo e tentou pregar no nariz como havíamos feito mais cedo.


Outra atividade desenvolvida no mês de março foi a pintura com sopa de moranga. Como nesta fase as crianças costumam colocar tudo na boca, a tinta teve que ser adaptada. Mas por incrível que pareça, neste dia ninguém colocou a tinta na boca. A descoberta foi feita com auxílio do tato: as crianças sentiram a textura morna da tinta e pintaram a folha e o corpo. Mas além de pintar, também foi divertido bater a mão na tigela e espirrar tinta para todo lado!









Neste dia tivemos a ajuda de duas crianças da sala de 3 anos. Foi uma visita muito bacana! Esta interação com crianças de outras idades é muito importante tanto para os pequeninos quanto para os maiores. Nestes momentos as crianças aprendem a cuidar do outro e a receber pessoas diferentes no "seu território".




Outra brincadeira que as crianças adoram: entrar dentro de caixas. Se qualquer caixa der sopa pela sala, vira carrinho ou moradia. Alguém quer uma carona?










Nestes momentos, a criança tem que se equilibrar ao movimento da caixa empurrada por outra pessoa, o que muitas vezes torna-se um grande desafio para ela. Além disso, a caixa pequena fornece às crianças um momento de delimitação de espaço, e consequentemente, segurança.

Para terminar esta primeira grande postagem, colocamos a foto de uma brincadeira com balões. Sempre com supervisão de perto de adultos, oferecemos às crianças balões de formatos variados e com barbante na ponta. O movimento livre que esta atividade permite geralmente gera interesse nos pequenos. O balão pode voar, fazer barulho se passar o dedo ou então pular se segurarmos a corda. E ele também pode dar sustos se estourar de repente...


Professoras: Adriana Costa, Carmen, Lilian, Lucilene, Sabrina, Thaís e Valdiléia