segunda-feira, 6 de julho de 2009

Festa Junina e Meio Ambiente

Nossa Festa Junina acontecerá no próximo sábado, dia 11, e resolvemos desenvolver um projeto de preservação ambiental junto com a "Festa da Colheita". Estamos trabalhando com as crianças da Turma dos Sapinhos (2 a 3 anos) tanto aspectos da cultura popular, quanto o cuidado e o reaproveitamento do que para muitos é "lixo".

Estamos ensaiando quadrilha junto com a turma do Patati (3 a 4 anos), e as crianças estão adorando quando avisamos "Olha a Chuva!", ou então, "Olha a Cobra!" No primeiro dia de ensaio, uma das crianças olhou para a professora e disse em alto e bom som: "Mentirosa!"

As bandeirinhas da escola são de revistas, a decoração está sendo feita com material reaproveitável. Conversamos com a Turma dos Sapinhos sobre o assunto e procuramos pela escola objetos que estão sendo reaproveitados. De cara encontramos o enfeite da turma do balão (um balão feito de tampinhas de garrafa coloridas). Perguntamos o que era aquilo e a resposta foi rápida: um balão. Mas de quê ele foi feito? De tampinhas. E para que serve tampinhas? Aí o silêncio reinou... até que o Gustavo fez com a mão o gesto de "destampar" uma garrafa. Chegamos a conclusão que a Turma do Balão, ao invés de jogar fora as tampinhas, usou-as para decorar a parede da escola.

Continuamos nossa busca. Encontramos pneus, que são "de carros", usados para fazer uma horta; casca de ovo para nutrir as plantas; e tampinhas e garrafas pet para fazer chocalho para a Turma da Mamadeira (fomos visitar a turma da Mamadeira neste dia!).

Depois de tantas descobertas, fomos tomar suco e a surpresa: era dia de banana. Mas e a casca? Virou uma receita improvisada de "peixe" à milanesa - casca de banana à milanesa frita.

Bem, depois de tanta descoberta e comilança, a manhã acabou!

Agora estamos fazendo uma cabana de jornal, mas ainda não levamos para a sala.

Professoras: Thaís e Sabrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário