sábado, 20 de março de 2010

Estamos em Greve

Os trabalhadores da Rede Municipal de Educação de BH estão em greve, reivindicando uma educação de qualidade para a nossa cidade. Esperamos que a greve termine o mais rápido possível, e para isto precisamos que o Prefeito negocie efetivamente conosco.

Pela Lei Orgânica de Belo Horizonte, a prefeitura tem que investir 30% da arrecadação do município em educação. No entanto segundo uma pesquisa encomendada pelo sindicato desenvolvida pelo ILAESE (instituto latino-americano de estudos sócio-econômicos) , a PBH não investe este dinheiro.

São reivindicações nossas:

- Garantir à criança o direito de atendimento das necessidades cognitivas, psicológicas e de saúde através de profissionais específicos e qualificados. A PBH vem modificando a política de inclusão, tornando ainda mais difícil conseguir estagiários para acompanhar as crianças com deficiência que recebemos nas UMEIs. Aliado a isto, o alto número de crianças em cada sala torna quase impossível o atendimento individualizado das necessidades das crianças.

- Garantir ao professor o tempo de planejamento, estudo e avaliação conforme determina a Lei do Piso Salarial Nacional nº11738/08, resoluções e pareceres do Conselho Nacional de Educação e a Lei Municipal 7577/ 98. Garantir a substituição de colegas ausentes por licenças médicas. A sobrecarga de trabalho e o baixo salário faz com que os professores e professoras trabalhem em jornadas longas e desgastantes. Aliado a isto, a burocracia e falta de autonomia das escolas para resolver problemas cotidianos gera um grande desgaste físico e emocional nas trabalhadoras, que acabam adoecendo. Com isto, as demais colegas substituem quem está doente, aumentando sua carga de trabalho e não conseguindo planejar suas atividades a ser realizadas nas turmas. A partir daí a qualidade do atendimento cai e quem não estava doente, acaba ficando.

- Salários mais justos para os professores e outros profissionais da educação. Estamos reivindicando o índice de 22,41% para todos/as os/as trabalhadores em educação. Para as professoras da educação infantil, reivindicamos a isonomia salarial com os demais professores da rede, pois temos a mesma formação e trabalhamos a mesma carga horário. Hoje, as professoras da educação infantil recebem menos do que o Piso Salarial Nacional da Carreira do Magistério.

- Garantir uma política de saúde para os professores, pois segundo pesquisa recente da UFMG o índice de adoecimento dos trabalhadores em educação é muito alto, influenciado sobretudo pela política que amplia a carga de trabalho dos professores e aumenta gradativamente as funções desempenhadas por eles no exercício do seu trabalho.

Contamos com a compreensão e apoio de vocês, pois é com este movimento que garantiremos que as crianças, jovens e adultos do município tenham a educação de qualidade que eles têm direito.

Aproveitamos para denunciar que a PBH não repassou para as escolas a última parcela da verba do ano passado, e a primeira deste ano até hoje não chegou, prejudicando o desenvolvimento de atividades que precisam de materiais específicos.

Atenciosamente.

Um comentário:

  1. Acessem www.youtube.com.br
    GREVE PROFESSORES PBH
    Abraço
    Marcinha

    ResponderExcluir