quarta-feira, 27 de maio de 2009

Animais que conhecemos

Sempre que o ano inicia, ficamos com a dúvida sobre qual projeto trabalhamos. Entre seguir um tema sugerido pelas crianças ou trazer outro que selecionamos e julgamos interessante, acabamos retomando o trabalho do ano anterior, especialmente se estamos acompanhando o ciclo. Foi isso que o aconteceu na sala 2: as crianças se mostraram interessadas nos bichos, a conversa era sobre cachorro, cavalo, apareceu um barata intrusa na sala e iniciamos um projeto sobre animais.

Os momentos têm sido muito ricos e interessantes, com muita música e exploração de gravuras, fotos, imitações, dramatizações, histórias contada na roda e lidas, "hora da surpresa" e brincadeiras dirigidas. Nas rodas de conversa, falamos sobre os hábitos do animal, sobre sua comida, adotamos mascotes, sempre colocando fotos no mural "Animais que conhecemos" e amostras de seus hábitos e de sua comida. Fizemos até uma eleição bem democrática para escolher o nome da turma em que ganhou "A turma dos Sapinhos".

Dentre os momentos mais esperados está o dia da visita do animal estudado. Planejamos a visita com antecedência e avisamos a turma na chegada que teremos surpresa naquele dia. Na hora em que mostramos a surpresa, fazemos os combinados de como devemos tratar o animal. É um momento de muita expectativa e emoção das crianças em que percebemos o quanto o contato físico, o toque delicado e o cuidado são importantes para as elas. Tem sido também uma oportunidade rica de interação entre as salas de 1 e 2 anos.
Nosso projeto tem crescido em conteúdo e objetivos à medida que estamos desenvolvendo as atividades. Ainda temos muito o que fazer. No começo planejávamos sem estabelecer os objetivos, agora já temos mais clareza disso e estamos delimitando o tempo e os objetivos específicos a serem alcançados. Depois escrevo alguns deles aqui. Por agora é só.

Um abraço a todas.

Lucilene

Professoras: Adriana Mª, Lucilene Ribeiro, Luciana Paula, Maria, Luciana Mª (s.1) Cláudia(s.1)

4 comentários:

  1. Oi, Lucilene!
    Não conhecia o trabalho de vcs! Está muito legal! Tem até visita de animais!!! Muito interessante.

    Agora entendi pq qdo chego na escola tem um monte de "cachorros" por lá. Rs

    Eu e a Luciana Paula, na sala de 1 ano, fizemos uma atividade com um pintinho q nos visitou uma vez. A gente passou tinta na patinha dele e registrou no papel o andar do pintinho. É só uma sugestão...

    Um abraço,
    Thaís

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal,

    Obrigada pelo comentário e pela sugestão. Adicionei algumas fotos do projeto Animais que conhecemos. Vejam só o entusiasmo da meninada.

    Abraços

    Lucilene

    ResponderExcluir
  3. Oi Meninas,
    Estava aí no dia da visita da galinha e adorei as carinhas quando a galinha pulou da caixa.
    Muito legal o trabalho!!!
    Bjs.
    Solange

    ResponderExcluir
  4. que delícia, bicharada na escola!!! Na umei podia ter um til, ia ser um barato!(Apesar da cocozada, eca!)

    ResponderExcluir