domingo, 10 de maio de 2009

Os reis e rainhas da sala 02


Professoras responsáveis: Sabrina e Thaís

Período: de março a julho de 2009

Justificativa

A UMEI São Gabriel tem como proposta institucional o trabalho de identidade cultural, enfatizando a cultura popular brasileira. Em 2009, o turno da manhã construiu a proposta de trabalho “A família no ambiente escolar: contribuições à aprendizagem e o resgate da identidade de cada criança”. Para desenvolver este projeto foi necessário adaptá-lo à realidade e idade das crianças da sala 02, montando o projeto “Os Reis e Rainhas da Sala 02”. As crianças desta turma tem entre 02 e 03 anos.


Este projeto trabalha a identidade de cada criança, assim como a identidade coletiva da turma. Pretendemos descobrir um pouco da cultura familiar e valorizar as diversas vivências e culturas, não apenas das crianças, mas também de outros países. Assim poderemos compreender melhor um pouco da diversidade étnico-racial existente no nosso país.


Objetivo Geral:

  • Conhecer e explorar a identidade individual das crianças e seu vínculo familiar, percebendo-as como sujeitos construtores da história brasileira cotidianamente;

Objetivos específicos:

  • Conhecer as diferentes configurações familiares;
  • Introduzir a discussão de diversidade étnico-racial;
  • Desenvolver a linguagem verbal;
  • Fortalecer o vínculo família-escola;
  • Reconhecer a grafia do nome.

Desenvolvimento:

Durante 02 dias da semana (segunda e quarta), iremos coroar o rei/rainha da sala 02. Durante o seu reinado, a criança usará um manto real e uma coroa; as atividades do dia serão escolhidas de acordo com as preferências expressas pela criança e pela família do/a rei/rainha. Para isto enviaremos um questionário para casa solicitando informações e objetos da criança para explorar com a turma.


Montaremos um painel de um castelo com fotos e informações de cada criança, e, na torre mais alta, teremos a foto da sala 02, com as preferências da turma.


As atividades serão diferenciadas a cada “reinado”, objetivando a exploração das diversas áreas de conhecimentos expressas no projeto político pedagógico da UMEI. Algumas sugestões de atividades:


Convidar a família para contar uma história para a turma;

Roda de música com a presença de pessoas da família do rei/rainha;

Culinária favorita da criança, com receita enviada pela família;

DVD, brinquedos e brincadeiras preferidos pela criança.

Concomitantemente, contaremos histórias com a temática de reis e rainhas de vários lugares do mundo: contos de fadas, Chico-Rei, fábulas. Faremos trabalhos que explorem o nome da criança e seu reconhecimento.


Montaremos ao final do projeto um livro para a sala com informações coletadas das crianças durante o processo. Haverá também um álbum individual para a família.


Material Necessário:

  • Manto e coroa real;
  • Ingredientes para as receitas;
  • Papéis, cola, durex, canetas;
  • Cópias do questionário;
  • Foto das crianças e das famílias;
  • Livros diversos;
  • CDs e DVDs diversos.

Avaliação:

A avaliação será no decorrer do projeto, observando o envolvimento das crianças durante o projeto e a participação da família. O planejamento pode sofrer alterações de acordo com a participação das crianças e de novas propostas de trabalho.

2 comentários:

  1. Tenho percebido em pequenos momentos a importância deste projeto. As crianças nos dias dos reinados andam com o corpo mais ereto e se sentem valorizadas.

    No reinado da Maria Eduarda, o irmão dela visitou a escola e passou toda a manhã com a gente, conhecendo um pouco da nossa rotina. Já a salada de fruta com iogurte do Cauã fez muito sucesso!

    A experiência para as gêmeas tem sido um desafio. Acostumadas a fazerem tudo junto, na mesma hora, as duas "emburraram" no dia do reinado da irmã.

    Está sendo um projeto que nos desafia pelo pouco tempo que temos para trabalhar com as crianças. Muitas vezes o retorno vem à tarde, mas por enquanto estamos avaliando positivamente a experiência.

    Thaís

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaís,
    esse projeto tem dado o que falar à tarde na sala 2. Toda hora tem alguém desfilando com a maior pompa,e se achando o máximo; mas eles são mesmo. Vocês estão de parabéns.
    Lucilene

    ResponderExcluir