sexta-feira, 15 de maio de 2009

De pequeno se vai longe

Hoje, 15 de maio, na turma da mamadeira (crianças de 5 meses a 1 ano) vivemos experiências interessantes no horário intermediário. Exploramos sons e texturas! Pena que muitas crianças faltaram ou foram embora mais cedo.

Primeiro descobrimos o barulho que as barras de ferro da porta fazem quando batemos com as unhas nelas. Dependendo do lugar o som é diferente. As crianças ficavam olhando atentas! Depois foi a vez da porta de ferro. A Natália descobriu que ao empurrá-la o som era outro. O Carlos percebeu que ao bater com a unha na porta, não fazia o mesmo som das barras. Aí a "bandinha" de unhas, portas arrastadas e palmas no chão já começou a tocar. A Maysa queria dançar. O Andrey, que brincava um pouco afastado, começou a sorrir e bater palminha.

Foi a vez, então, de explorar o barulho do chão. A professora batia a mão no chão em ritmos diferentes. As crianças olhavam, o Carlos e a Maysa imitavam. Às vezes era melhor dançar no ritmo: ao acelerar as batidas, os corpos assentados se moviam mais rápidos.

Fomos brincar na entrada da escola, pois era hora de limpar o espaço das crianças. Descobrimos, então, um tapete de textura diferente. Meio duro, áspero. As crianças ficaram um tempão passando a mão nele.

São com estas coisas pequenas que aprendemos. Aos poucos estamos descobrindo o mundo todo à nossa volta.

Professoras: Thaís, Sandra e Luciana Maria

4 comentários:

  1. Olá!
    Que fofura o blog de vocês!
    É tão gratificante trabalhar com os pequenos,né?

    Abraços,

    Gislane (UMEI Alaíde Lisboa)

    ResponderExcluir
  2. Muitos acreditam que as crianças do bercário estão na escola somente para passar o tempo, e que elas passam o dia apenas recebendo cuidados.Por isso gostei da inicitiva das professoras Tháis,Sandra e Luciana Maria de postarem a intencionalidade educativa da brincadeira com as crianças na exploração do sons e texturas.É através deste tipo de exploração que a criança vai ampliando seu repertório vivencial.
    Parabéns!!! Solange (UMEI São Gabriel)

    ResponderExcluir
  3. é isso aí meninas! As crianças pequeninas precisam sair do espaço dso berçário...
    Bjs Vera
    UMEI Ouro Minas

    ResponderExcluir
  4. meninas, vcs extrapolam! Pulam "os muros da sala de aula". Subversivas(rsrs)!! O mundo precisa disso! Parabéns!

    ResponderExcluir