quinta-feira, 18 de junho de 2009

Animais que conhecemos - parte II


Oi pessoal

Eu havia prometido que colocaria alguns dos objetivos do nosso projeto da sala 2 "Animais que conhecemos". Dentre eles especificamos alguns, tais como:

Conhecer os animais escolhidos pela turma, seus hábitos, seu hábitat.

  • Promover interação das crianças entre si e com o meio ambiente.
  • Estimular a cooperação através dos cuidados com o animal e das tarefas envolvidas no processo de conhecê-lo.


  • Incentivar o jogo e apreender regras nas brincadeiras coletivas.



  • Estimular e desenvolver a coordenação motora.


Bem, falando da prática, vale lembrar que a faixa etária dos 2 anos não é mole. A meninada tem muita energia e está, a todo momento, testando os próprios limites e também aqueles que lhes são impostos. Isso torna a sala uma agitação só, mas com momentos muito ricos que podem ser analisados e valorizados em seus pequenos detalhes.


A responsabilidade, por exemplo, foi algo evidente quando na visita do cachorrinho uma criança logo providenciou água para que o filhote bebesse. Outros já têm o cuidado pessoal, por saber que um cachorro pode ser perigoso, preferem manter certa distância. O mais importante nesses momentos, e talvez o mais difícil, é tentar observar atentamente a cada detalhe, como cada um se comporta, e registrar "tudinho", xiiii!



Mas a visita dos filhotinhos mobilizou a Umei mesmo. A Escola toda parou para ver e tocar nos dois, cada turma a seu modo. Uns mais organizados, uma criança por vez. Outros, movidos pela emoção, se juntaram todos ao mesmo tempo ao redor dos cachorrinhos.



Agora, sempre que é hora da surpresa, já ficam perguntando pelos bichinhos ou esperando o que será que vamos trazer dessa vez.



Um abraço, meninada!


Lucilene


Professoras da sala: Adriana Ma., Lucilene, Luciana Paula, Maria da Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário