domingo, 18 de outubro de 2009

Como e por que dar limites às crianças

Iniciaremos a publicação de fragmentos do livro "Como e por que dar limites às crianças", de autoria de Camila Caldeira Cruz e Fabiana Lopes da Silva, sob a orientação da Zélia Araújo Coelho (UFMG, 2006).

Espero que todos aproveitem as dicas!

Professoras da UMEI São Gabriel

O QUE É LIMITE?

Limite é fazer com que a criança entenda o que pode e o que não pode fazer, ou seja, que nem tudo que se quer, pode-se ter. É importante que a criança aprenda isso desde pequena para que no futuro ela consiga resolver suas dificuldades Os pais precisam saber que as crianças têm necessidade de limites.

EXEMPLO 1: A Criança grita, chora, se joga no chão, fazendo birra quando outra criança pega seu brinquedo.

DICA: Acriança de O a 3 anos ainda não divide seu brinquedo com outras crianças. Ao invés de brigar ou tomar o brinquedo, converse e mostre ao seu filho como as duas crianças podem brincar juntas (brinque também). Se continuar a birra tente mudar a brincadeira.

EXEMPLO 2: Acriança pequena mexe na TV ou no som sem que os pais deixem.

DICA: Se a criança não tem idade para mexer na televisão ou no som coloque as regras da casa, ou seja, explique que ela ainda é pequena para ligar e mexer nestes aparelhos, e que só os pais podem fazer isto.

AUTORIDADE COM RESPEITO

Ao colocar limites, o pai pode usar sua autoridade sem abrir mão do carinho. Às vezes alguns pais confundem autoridade com poder ou imposição do que se deseja.

EXEMPLO: Mãe sem autoridade grita com o filho: Você é burro, vou ter que fazer isso para você de novo!

DICA: Crianças não sabem mostrar suas dificuldades e muitas vezes agem de maneira errada por não saberem explicar o que estão sentindo. Por isso a mãe deve ajudar seu filho a falar sobre suas dificuldades, exemplo: você não consegue fazer, quer ajuda? Estou aqui para te ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário