sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Como e por que dar limites às crianças - Parte II

Fragmentos do livro "Como e por que dar limites às crianças", de autoria de Camila Caldeira Cruz e Fabiana Lopes da Silva, sob a orientação da Zélia Araújo Coelho (UFMG, 2006).

SEJA FIRME COM A CRIANÇA QUANDO ELA DESOBEDECER

Seja firme com a criança, dê uma ordem de forma clara e de acordo com o entendimento dela. Caso a criança continue a desobedecer, não brigue e nem fique bravo. Tire algo que seu filho goste, dando-lhe um castigo como consequência.

EXEMPLO: Está na hora de dormir e a criança desobedece não querendo desligar a televisão.

DICA: Desligue a TV e peça a criança que vá para o quarto, com um tom firme de voz, converse sobre o que ela está fazendo. Se ela continuar desobedecendo, explique que, se não atender, ela não poderá assistir televisão ou seu programa favorito, no dia seguinte.

ATENÇÃO: Se der uma ordem cumpra-a, pois senão a criança continuará desobediente. Como no exemplo citado acima, se você teve que chegar ao ponto proibir seu filho de assistir no dia seguinte, por mais que ele se comporte bem no dia seguinte, cumpra sua ordem não deixando seu filho assistir TV.

POR QUE NÃO BATER

Bater é diferente de colocar limite e não resolve os problemas. Bater significa que a força bruta é mais importante que a conversa. Confunde a imagem de proteção e carinho que as crianças possuem dos pais.

EXEMPLO: A criança joga o prato de comida no chão porque não quer mais comer. Sua mãe fica nervosa e bate na criança.

DICA: Verifique a saúde de seu filho e caso ele não tenha problemas (de alimentação), saiba que é comum as crianças pequenas comerem menos que os adultos. Por isso não bata na criança, converse sobre a importância da comida, por que ela não pode ser jogada no chão, e ensine a ela a dizer quando não quiser mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário