sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Como e por que dar limites às crianças - Parte III

Fragmentos do livro "Como e por que dar limites às crianças", de autoria de Camila Caldeira Cruz e Fabiana Lopes da Silva, sob a orientação da Zélia Araújo Coelho (UFMG, 2006).


BIRRA (PIRRAÇA)

Geralmente a birra é uma resposta da criança frente ao não ou às dificuldades encontradas por ela, que a impedem de fazer o que quer. Desta forma a criança responde chorando, gritando, rolando no chão, batendo a cabeça, as mãos, os pés, engole fôlego e pode chegar a provocar vómito e/ou tentar agredir outras pessoas.

COMO LIDAR COM A BIRRA

Muitas crianças utilizam a birra (pirraça) para obterem o que querem ou para chamar atenção.

Frequentemente estes acessos de raiva ocorrem na frente de outras pessoas, uma vez que as crianças percebem que esta atitude envergonha seus pais, que acabam realizando o que elas desejam, para que a birra acabe.

Diante disto existem diferentes formas de lidar com diferentes tipos de birra, mas é sempre bom lembrar que os pais não devem se render a essa reação da criança, pois se isto acontecer (se os pais fizerem o que os filhos querem por causa da birra) as birras serão mais frequentes e poderão piorar.

Os pais devem sempre mostrar que não gostaram da birra que o filho fez, dizendo sempre à seu filho que não gosta de birra e que não é assim que se consegue as coisas.

EXEMPLO: Você está no supermercado fazendo compras com seu filho, ele pára em frente ao corredor de doces e começa a colocar várias balas e chocolates dentro do seu carrinho de supermercado.

DICA: Explique para seu filho que vocês não foram ao supermercado para comprar todas aquelas baias e chocolates. Se isso não adiantar e ele começar a chorar, gritar e espernear, continue a fazer suas compras, fingindo não estar dando atenção para o que ele está fazendo (atenção: não saia muito de perto de seu filho, para que ele não se sinta abandonado, o que não é bom para uma criança).

Se seu filho continuar ou piorar com a birra (se debatendo e gritando muito alto, chamando a atenção de todos) chegue perto dele, seja firme, diga para levantar ou do contrário vocês irão para casa. Se mesmo assim ele continuar, pegue seu filho leve-o para a casa, e depois que ele acalmar, converse sobre o que aconteceu. Diga que você não gostou do que ele fez e que não irá fazer os desejos dele enquanto ele continuar tendo este tipo de comportamento (birra).

ATENÇÃO: Existem algumas situações em que são comuns a criança pequena fazer birra, por exemplo quando ela está com sono ou quando está doente. Geralmente nestas situações, ela pode estar irritada devido ao que está passando e o melhor é no caso do sono colocá-la para dormir e no caso da doença verificar o que é, para poder medicá-la.

Um comentário: