quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Onde nós moramos? Como a galinha veio para o Brasil? Manga com Leite?

PROJETO CALDEIRÃO CULTURAL


Professoras: Sabrina, Thaís, Sirlene, Sandra, Geolande, Amanda e Elena


Estamos desenvolvendo desde agosto o projeto "Caldeirão Cultural" com as crianças da turma dos Sapinhos (2 a 3 anos). Iniciamos explorando a cultura indígena e percebemos o fascínio das crianças pelo mapa do Brasil. Todos/as identificaram onde eles/as moram hoje (o Bairro São Gabriel está dentro de Belo Horizonte, que fica no Brasil) e reconhecem com entusiasmo o mapa em vários lugares.





Sobre o Brasil pré-colombiano, as crianças perguntavam sempre quais alimentos e animais são originalmente "brasileiros". E com esta conversa o Gabriel foi lembrando de vários animais existentes, entre eles a galinha. E aí a história deu um salto. De onde veio a galinha, já que os índios não tinham ovo de galinha para comer?



E entra Portugal na história, com as caravelas (barcos, segundo eles) e o rei e a rainha (lembrança do projeto do primeiro semestre). A cultura portuguesa passou rápido, sem grandes novidades, além da galinha, é claro. A galinha que veio com o ovo e para a mistura de culturas o "bolo de banana do rei e da rainha".

Mas em diversos momentos a Maria Eduarda, criança negra que se identifica e denomina como negra, nos perguntava se ela já tinha chegado ao Brasil.

E finalmente, no mês de novembro, os negros chegam ao Brasil na nossa história. E com eles chega a escravidão...

Mas chega também a capoeira, as comidas típicas, histórias muito interessantes, religiões etc pois a cultura africana é riquíssima. Ainda não vivenciamos muitas coisas da cultura negra, mas hoje (18 de novembro) comemos manga e bebemos leite!




Mas pode? Não faz mal?



Não. Os senhores de escravos criaram este mito para garantir que os negros não comeriam as mangas (que serve para fazer doce) antes de amadurecerem. E, se comessem algumas mangas, não beberiam o leite, produto que não era abundante na época.


E o projeto continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário